Validade dos Produtos

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que começaram a utilizar cosméticos importados é a ausência de uma data de validade pré estabelecida impressa nos produtos.

Somente no Brasil é obrigatório que a empresa estabeleça uma data estipulando um dia, mês e ano em que o cosmético deve ser utilizado.

Em países como Japão e Coreia do Sul, a empresa só deve apresentar uma data de validade caso utilize algum componente que se deteriore  naturalmente com o tempo (raros em cosméticos industrializados).

Em cosméticos japoneses você não chega nem a ver a data em que ele foi fabricado, apenas se tem o código do lote onde a fabricante usa como controle de distribuição e é possível checar a data em que foi fabricado.

No Japão não se exige a impressão de data de validade ou fabricação na embalagem.

A cada 6 meses ou 1 ano, os fabricantes de marcas japonesas lançam novos produtos, renovam suas fórmulas, suas embalagens e suas tecnologias usadas na fabricação de seus produtos.

A legislação internacional, o que determina a durabilidade de um produto é período em que ele foi aberto.

Quando o produto é aberto ele entra em contato com o ar, bactérias e água e isso pode fazer com que alguns ingredientes possam oxidar, evaporar e até se contaminar.

É normal encontrarmos estampado nas embalagens, o período em que ele pode ser usado após aberto, que costuma ser contado por meses. 



Maquiagem para rosto em pó: 12 - 18 meses.

Maquiagem para o rosto líquido ou creme: 24 a 30 meses.

Máscara para Cílios, delineador e sombras: 3 - 6 meses

Maquiagem para rosto em pó: 12 - 18 meses

Maquiagem para o rosto líquido ou creme: 24 a 30 meses

Sombra Compacta: 12 meses

Delineador Líquido: 3 - 6 meses

Cabelo e corpo: 30 a 60  meses

Limpeza facial (óleo, espuma, sabonete, peeling): 30 meses

Hidratação facial (cream, lotion, emulsion, serum): 36 meses

Toner: 36 meses

Protetor Solar: 36 meses